tudo sobre nft mobile

Tudo Sobre NFT é um site de conteúdos sobre tokens não fungíveis. Entenda melhor.

Tudo Sobre NFT é um site de conteúdo
sobre tokens não fungíveis.  Entenda melhor.

O que é NFT e como funciona os tokens não fungíveis?

o que é nft e tokens não fungíveis

Você sabia que NFT foi a palavra do ano em 2021? Esses tokens ganharam a atenção de investidores pelo mundo todo e movimentaram bilhões de dólares. Grandes marcas, como Nike e Adidas, já lançaram coleções utilizando essa tecnologia e nos próximos meses veremos outras grandes empresas utilizarem esse novidade ao seu favor. 

Mesmo que você acredite que eles são uma moda especulativa ou uma grande nova possibilidade para os artistas, eles continuam a fazer as manchetes quando são vendidos por milhões de dólares. 

Se você quer entender como funciona essa tecnologia? Como pode ser usada? Como você pode comprar esses tokens? Nesse artigo, você vai entender isso e algumas outras questões que envolvem os NFTs.

Esse é o artigo perfeito para você começar, pois vamos explicar conceitos básicos, de uma forma simples, para que você comece a entender melhor quais são as possibilidades que essa tecnologia oferece.

Você pode utilizar um NFT de várias maneiras diferentes e é isso que você vai começar a entender.

Temas que você vai entender sobre NFT:

O que é um NFT?

o que é um nft

As criptomoedas, principalmente Bitcoin e Ethereum, abriram espaço para que outros ativos digitais ganharem atenção no mercado e os NFTs ganharam muito espaço, devido a sua utilidade única. Segundo o DappRadar, esses tokens movimentaram cerca de 25 bilhões de dólares em 2021. NFT é a sigla para o termo non fungible token ou tokens não fungíveis.

NFTs são como um certificado digital, eles servem para garantir propriedade e autenticidade para qualquer coisa na internet. Para entender bem esse conceito, vamos começar explicando o que é um “token” e o que é “fungível”

Um token é uma representação digital de um ativo. Sua função, é ser um certificado digital e o valor financeiro dele, é relacionado com o ativo que ele representa. 

Por exemplo, um artista pode usar um token para representar uma obra de arte famosa dele, quem for o dono do token, terá um certificado digital de propriedade daquela obra de arte. Um token também pode representar um ativo físico, poderia ser usado como um título de um imóvel, de um carro ou para provar a autenticidade de um relógio da Rolex.

Agora vamos para o termo fungível, segundo o Código Civil Brasileiro, um ativo fungível é aquele que pode ser substituído por outros da mesma espécie, qualidade ou quantidade. Uma nota de 10 reais, é um ativo fungível, pois todas tem as mesmas propriedades. 

Quadros de arte ou relógios Rolex, por mais parecidos que sejam um com os outros, nunca serão ativos fungíveis, pois cada um tem características únicas. Eles podem até tem o mesmo preço no momento da troca, mas nunca serão iguais.

Como funciona um token não fungível?

Etherscan bored ape yacht club

Agora você já entendeu que eles são certificados digitais de propriedade, além disso, por causa da rede blockchain, qualquer pessoa pode ver e confirmar se um token é seu, mas ninguém pode alterá-lo sem a sua permissão. A identidade e as propriedades exclusivas de um NFT são verificáveis por meio de uma rede de blocos. Os primeiros tokens não fungíveis, foram lançados na rede Ethereum, mas hoje em dia, diferentes blockchains suportam esse tipo de token.

É muito importante você entender o que é a blockchain para que você perceba o real valor desses tokens.

Praticamente qualquer arquivo digital pode ser armazenado como um NFT, como fotografias, músicas, vídeos, arquivos em 3D, motion design, entre várias outras possibilidades. Você pode fazer NFTs de quase qualquer coisa, como nos Estados Unidos, uma pessoa vinculou sua casa com um desses tokens, logo, quem tiver esse token em sua carteira, pode comprovar que é o proprietário daquela casa.

Os primeiros usos dos NFTs, foram para certificar artes e itens colecionáveis, que é o mais óbvio, mas como no exemplo da casa, eles podem ser usados para infinitas possibilidades e daqui a alguns anos, iremos usar eles no nosso dia a dia.

Exemplos de como um NFT pode ser usado:

Artistas:

Os NFTs revolucionam completamente esse mercado, pois eles permitem que o artista ganhe com as vendas secundárias da sua arte, ou seja, toda vez que um colecionador vender sua arte para outro, o artista receberá uma taxa dessa transação.

Acesso de comunidades digitais:

Ao utilizar um token não fungível como certificado de acesso da sua comunidade, você não precisa de um intermediador para controlar quem pode acessar ou não, a blockchain faz esse registro e armazenamento automaticamente, só acesso sua comunidade quem tiver o NFT na carteira, além de que um membro pode vender seu NFT no mercado caso não queira mais acessar o grupo, recuperando parte do seu investimento.

Eventos:

Da mesma forma que podem ser usados para certificar acesso em uma comunidade, podem ser usados para garantir acesso em algum evento, oferecendo as mesmas vantagens já citadas antes.

Serviços digitais:

Quando você assina um serviço na internet, normalmente você paga mensalmente o uso daquele software, até cancelar a sua assinatura, o dinheiro que você pagou mensalmente não pode ser recuperado. 

Ao usar coleções de tokens não fungíveis, as empresas proporcionam que seus clientes recuperem parte do seu investimento ou até lucrem, ao vender o NFT utilizado para acessar o serviço. vendendo seu certificado quanto não quiser mais utilizar o serviço.

Música:

Um artista pode escolher lançar suas músicas como NFTs, abrindo a oportunidade para seus fãs, comprarem os tokens e investirem no trabalho do artista, sem que o artista dependa de uma gravadora para financiar seu trabalho. Se o artista ficar muito famoso, quem comprou os tokens anteriormente, pode revender por um valor mais alto e lucrar com a valorização.

Artigos de luxo:

Quando você compra um artigo de luxo, muitas vezes você recebe um certificado de autenticidade desse item, mas você pode perder ele, se quiser revender o item depois, como você prova que é original? No futuro, marcas de luxo vão utilizar NFTs para comprovar a autenticidade de um item e ao comprar um Rolex, você receberá o NFT daquele Rolex em específico, como o token está registrado na blockchain, você não vai perder, deixando de correr um risco desnecessário.

Prova de propriedade na internet:

Você já deve ter visto alguém postar uma foto em uma rede social com uma Lamborghini, mas como essa pessoa pode provar que ela comprou o carro e não é alugado? Se o carro fosse associado com um NFT,  bastava olhar na carteira da pessoa e ver se ela tem o certificado digital do carro.

Existem diversas outras maneiras que esses tokens podem ser utilizados e cada vez mais veremos grandes empresas utilizarem essa tecnologia para garantir, segurança, propriedade e autenticidade aos seus produtos.

Como se aproveitar da tecnologia desses tokens?

Isso depende muito se você é um criador, um colecionador ou quer investir e ganhar dinheiro com isso.

Se você é um criador: 

Se você é um criador ou uma criadora, parabéns, você está na melhor época da humanidade para fazer isso. Os NFTs criaram um mercado e abriram espaço para artistas como nunca antes. Se você lançasse uma coleção de arte há alguns anos atrás, como iria vender para as pessoas? Oferecendo e vendendo pelo WhatsApp? Acredito que não teria muito resultado. Com a adoção desses tokens, muita gente está abrindo os olhos para as criações de grandes artistas.

Como já disse antes, os NFTs permitem que você receba uma taxa toda vez que um NFT criador por você for vendido, se você conseguir que suas criações fiquem famosas, com certeza vai se beneficiar disso por um longo tempo. Temos um artigo no nosso site explicando como criar NFTs de graça e de forma rápida.

Se você é um colecionador:

Um dos benefícios óbvios de comprar NFTs é apoiar os criadores que você gosta, além disso um NFT te da algumas funcionalidades adicionais, o legal de colecionar com NFTs, é que você pode ter muita segurança sobre as suas coleções e pode mostrar as artes que comprou pelas redes sociais, utilizando a Blockchain para provar que é verdadeira.

Se você é quer ganhar dinheiro: 

NFTs podem funcionar como qualquer ativo especulativo, onde você faz alguns estudos sobre aquele ativo, compra e espera que em algum dia ele vai valer mais do que você pagou. É muito importante entender bem os riscos de investir nesse tipo de ativo antes de começar a colocar seu dinheiro.

Se você quer trabalhar no meio:

Projetos de NFTs precisam de um marketing bem feito, desenvolvimento de contratos inteligentes, criação de uma comunidade, além de entregar funcionalidades extras para o token, para isso é necessário pessoas trabalhando no projeto. Se você acredita nessa tecnologia, pode começar a estudar algumas dessas áreas e futuramente participar de algum projeto. Recebendo % do lançamento ou um salário pela sua contribuição.

Como comprar um NFT?

comprar nfs

Não acredite que você vai estar hackeando o sistema ao clicar com o botão direito em um NFT e salvar o arquivo no seu computador. A única coisa que você vai ter, é um arquivo salvo no seu computador, o token original continua armazenado na blockchain, assim como o proprietário do mesmo.

Para começar, você vai precisar de uma carteira de criptoativos, com criptomoedas dentro dela. Você pode comprar um NFT direto do criador ou pode acessar um marketplace.

Se você tem interesse em comprar um NFT no mercado, você pode fazer isso em diferentes plataformas, dependendo do tipo de token que você quer comprar. Se por exemplo, você quiser comprar um NFT que representa uma jogada de basquete da NBA, você pode acessar o site da oficial da NBA.

Existem diversos marketplaces, onde você pode comprar e vender esses tokens, cada plataforma oferece benefícios diferentes.

Aqui vai alguns exemplos dos mais conhecidos:

Curiosidades sobre NFTs

Existem muitas coisas que acontecem no mundos dos tokens não fungíveis que são muito diferentes do que a maioria está acostumado a ver. 

O que os jovens pensam disso?

É importante estar vendo o que as pessoas mais novas estão fazendo, pois um dia elas ficaram mais velhas e levaram seus costumes para sua vida. Podemos perceber que as pessoas mais novas já estão se aproveitando desse mercado, como um artista que se chama FEWOCiOUS, vendeu sua coleção totalizando cerca de 17 milhões de dólares, é claro que isso não é comum para a maioria.

O New York Times fez uma pesquisa com adolescentes e tiverem respostas bem interessantes, alguns estão utilizando esse meio para aprender a participar de um projeto com mais pessoas e outros estão especulando esses tokens para tentar ganhar um dinheiro extra. 

Você pode comprar esse artigo como um NFT?

Não, pois não estamos vendendo ele, mas poderíamos, já que quase qualquer arquivo digital pode ser vendido com um desses tokens. Talvez no futuro vamos oferecer alguns dos nossos artigos para compra e você vai poder se beneficiar da monetização dele. Já existe um site que fez isso, você pode conferir mais informações aqui.